Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Melo, Laura Boaventura |
Orientador(a): |
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/189511
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Resumo: |
A presente pesquisa teve como objetivo confrontar a eficácia de uma abordagem que primasse por uma maneira saudável, racional e musical de se pensar a técnica pianística com os problemas apresentados por indivíduos em situações reais. Para isso, quatro participantes selecionaram e gravaram em vídeo trechos de seus repertórios atuais, nos quais encontrassem impedimentos de ordem técnica. Posteriormente, foram realizadas intervenções a fim de se buscarem soluções viáveis para sanar essas dificuldades e, novamente, cada trecho foi gravado. Duas entrevistas semi-estruturadas foram realizadas: a primeira juntamente com o primeiro registro diagnóstico e a segunda, após o último. A análise de dados baseou-se na interpretação dos relatos fornecidos pelos pianistas nas entrevistas e também na investigação dos registros em vídeo. Nesta amostra, ficou comprovada a hipótese de que a aplicação de princípios racionais que primem pelo bem-estar físico ao tocar aliados à busca pelo resultado sonoro idealizado pelos participantes é capaz de trazer resultados positivos concretos, independentemente do tempo de estudo prévio da obra selecionada e do nível de expertise do participante. |