Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Barchinski, Kellen Cardoso |
Orientador(a): |
Notare, Márcia Rodrigues |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/249878
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Resumo: |
O trabalho consiste em uma pesquisa que estuda as estratégias desenvolvidas por estudantes em construções digital e não-digital de protótipos de objetos com movimento. A pesquisa propõe a realização de experimento prático na forma de oficina em uma escola municipal de Canoas-RS, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A oficina propõe a construção de protótipos de objetos com movimento, nas formas digital e não-digital. O objetivo da investigação é analisar o que emerge de estratégias e conteúdos matemáticos nas construções realizadas pelos alunos. A análise teórica da pesquisa está sustentada pela teoria epistemológica de Jean Piaget e nas ideias de Seymour Papert sobre a relação entre as crianças e o computador, bem como a escola na era tecnológica no qual estamos inseridos. Abordamos também a relação dessas construções com ideias propostas pela Cultura Maker e pelas metodologias ativas. Os resultados da pesquisa revelam que os estudantes desenvolveram diversos conhecimentos matemáticos-em-uso, em um ambiente de “faça o que é possível com os recursos que você tem”. Também foi possível observar avanços em relação à apropriação tecnológica dos participantes ao trabalhar com tecnologias digitais, em especial, com matemática dinâmica. A partir das análises realizadas, foi observado que alunos construtores, em ambientes digitais ou com materiais manipuláveis, trabalham com conteúdos matemáticos frequentemente, criando estratégias, elaborando projetos e realizando constantes aperfeiçoamentos em suas construções. A oficina gerou um produto didático, que pode ser adaptado e trabalhado em sala de aula por professores de Matemática. |