Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Joana Lopes |
Orientador(a): |
Del Ben, Luciana Marta |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/212501
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Resumo: |
Esta tese teve como objetivo geral compreender como diferentes formas de mediar relações com música, de diferentes profissionais, contribuem para o projeto formativo de crianças em uma escola de educação infantil. Os pressupostos que orientaram este trabalho tomam como base as ideias de infância de Walter Kohan, de educação de Gert Biesta e de música de Wayne Bowman, bem como trabalhos acadêmicos sobre educação infantil. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, sendo as técnicas utilizadas a análise de documentos, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. O contexto investigado foi uma escola de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Colaboraram com a pesquisa nove profissionais que atuavam na escola e que ocupavam diferentes cargos: vice-diretora, coordenadora pedagógica, professora unidocente, professora de educação física e monitora. Os capítulos de análise foram estruturados nas seguintes macrocategorias: os inícios da escola, das colaboradoras, das crianças e suas relações com música; o encontro entre profissionais; e os modos de mediar as relações com música na escola e seu potencial formativo. Os resultados mostram que na escola os inícios das diferentes profissionais promovem um encontro e que as diferentes profissionais que se encontram na escola medeiam as relações com música de formas distintas. Os resultados evidenciam que o projeto formativo particulariza a escola, uma escola específica, e direciona os campos de conhecimento para um objetivo comum: a educação das crianças que introduziram seus inícios nessa instituição. A música – como um desses campos de conhecimento – funciona como dispositivo de formação das crianças. As relações dessas crianças com música as auxiliam a adquirirem as habilidades, disposições e sensibilidades para as quais se propõe o projeto formativo, sendo uma das maneiras pelas quais as diferentes profissionais colocam as crianças em contato com o mundo, o que possibilita que as crianças se aproximem de formas de usar a linguagem musical e que se formem através das relações que estabelecem com a música. Esta pesquisa, que buscou compreender as percepções de professoras unidocentes e monitoras sobre as práticas de linguagem musical na educação infantil a partir de sua outridade, sugere uma outra perspectiva acerca das relações com música de diferentes profissionais no contexto da educação infantil, relacionada ao projeto formativo e às finalidades dessa etapa da educação básica. |