A política do cotidiano nas pornochanchadas : construções fílmicas de relações interpessoais durante a ditadura civil-militar brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Almeida, Guilherme Fumeo
Orientador(a): Rossini, Miriam de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/230829
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral a constituição do conceito de política do cotidiano a partir da análise das pornochanchadas brasileiras, como um todo, e mais especificamente de sete filmes do gênero, a partir da sua construção dos aspectos políticos nas relações interpessoais cotidianas. São eles: Como é boa nossa empregada (Ismar Porto e Victor di Mello, 1973), As cangaceiras eróticas (Roberto Mauro, 1974), Bem dotado – o homem de Itu (José Miziara, 1978), Nos embalos de Ipanema (Antonio Calmon, 1978), A dama do lotação (Neville d´Almeida, 1978), Os sete gatinhos (Neville d´Almeida, 1980) e A noite das taras (David Cardoso, Ody Fraga e John Doo, 1980). Como principais referências teóricas, são utilizadas as discussões de autores como Abreu (2002), Simões (2007), Seligman (2000, 2003), Figueiredo (2017), Foucault (1979), Bourdieu (2009), Freyre (2006), Schwarcz (1998, 2019), Gonzalez (1984), Holanda (1995), Sennett (2014), Heller (2008), Lefebvre (1991), Gramsci (1999) e Williams (2005). A tese é constituída pela introdução e por outros quatro capítulos, além das considerações finais e de um apêndice. O processo de construção conceitual da política do cotidiano articula metodologicamente a discussão teórica e o objeto empírico. A construção conceitual da política do cotidiano e a fundamentação metodológica também são compostas por discussões da teoria do cinema e das artes visuais dedicadas ao papel estético do exercício do olhar. Como resultados de pesquisa, destaque para a capacidade de as pornochanchadas apresentarem de forma complexa a relação entre sexo e política no cotidiano dos brasileiros, conciliando, questionando e refletindo os costumes, a censura, os limites e os preconceitos da época em que estavam inseridas. A política do cotidiano que se consolida como resultado desta pesquisa, por sua vez, se apresenta enquanto um conceito sólido, com diversas especificidades e capaz de refletir de forma complexa sobre as potências políticas dos comportamentos dos indivíduos em seu cotidiano.