Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Juchem, Marcelo |
Orientador(a): |
Silva, Márcia Ivana de Lima e |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/188354
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Resumo: |
É inegável a importância das imagens para a sociedade atual, em especial a fotografia, surgida em meados do século XIX e cada vez mais presente através dos intensos, práticos e urgentes usos amadores e profissionais hoje em dia. Refletir sobre a importância desta mídia e de como é criada é proposta principal deste trabalho, que objetiva identificar a linguagem fotográfica do fotógrafo Tiago Santana por meio da análise dos documentos de processo da criação da obra O Chão de Graciliano desenvolvida em parceria com o jornalista Audálio Dantas entre 2002 e 2006. A partir de extensa pesquisa bibliográfica em língua portuguesa sobre temas como Fotografia e Comunicação, baseada nas técnicas e métodos da Crítica Genética e em entrevistas com o autor e outros sujeitos envolvidos neste processo de criação fotográfica, propõe-se uma visão do ato fotográfico em três momentos, concepção, gestação e nascimento, e a categorização dos diferentes documentos de processo a partir destas três etapas, processuais mas nem sempre sequenciais. Além deste trabalho escrito, propõe-se um fotolivro e um minidocumentário audiovisual para ilustrar as entrevistas, pesquisas e reflexões desenvolvidas. Ao fim, confirma-se que linguagem fotográfica é tema amplo e complexo, merecedor de atenção de especialistas e amadores da fotografia, e que pode ser objeto de reflexão da Crítica Genética concluindo que a linguagem é o próprio processo de criação. |