Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Mödinger, Carlos Roberto |
Orientador(a): |
Spritzer, Mirna |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/213602
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Resumo: |
A tese descreve e reflete sobre a criação cênica Boca no mundo, com atuação do autor, direção cênica de Patrícia Fagundes e dramaturgia criada por ambos. Apresenta a palavra na cena como parte de uma ação total e como modo de exercício da alteridade. Tem a prática da palavra em múltiplas formas (escrita, falada, lida, cantada) como mote central da investigação, com foco na composição dramatúrgica e na atuação. Aborda a temática da imigração e de identificações, como brasileiro e alemão. Os principais conceitos abordados são palavra, vocalidade, aula encenada, autobiográfico, biográfico e composição dramatúrgica. A tese descreve, ainda, as práticas desenvolvidas com uso de palavras recolhidas de diferentes fontes–literatura, cotidiano, memórias (histórias e História) e produções artísticas –, integradas aos elementos de encenação, que incluem espaço, corpo e relação com os espectadores. Dialoga com autores que abordam a temática da pesquisa, como Zumthor, Novarina, Spritzer, Hall, Evaristo e Couto, amalgamada com a análise das práticas realizadas. |