Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Fensterseifer, Thais Arnold
Orientador(a): Teixeira, Fabio Goncalves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/263247
Resumo: O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo inclui a aplicação de diretrizes de projeto para e-books infantis, também desenvolvidas pela autora. Para atingir os objetivos a que se propõe, realizou-se, inicialmente, uma fundamentação teórica abordando três temas principais: alfabetização infantil em meio digital, desenvolvimento de e-books (tecnologias e ferramentas) e metodologias de projeto. A partir dessa conscientização inicial sobre o problema de pesquisa, estruturou-se a pesquisa com base no método Design Science Research, metodologia científica que orienta o desenvolvimento de artefatos como um processo para a produção de conhecimento. Assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, que permitiu identificar artefatos similares ao proposto neste estudo. A análise desses artefatos contribuiu diretamente para a definição dos requisitos para o framework, cujo projeto e desenvolvimento foi realizado com base na metodologia de Garret. O resultado final desta pesquisa gerou um framework conceitual que estrutura o processo de projeto de e-books infantis, guiando os designers desde a configuração inicial do arquivo do e-book até sua publicação, conectando cada fase de desenvolvimento do projeto a diretrizes que buscam garantir que o designer opte pela melhor solução em termos de uso das possibilidades do meio digital e de atendimento às necessidades do público-alvo. Também foi desenvolvido um framework conceitual interativo, derivado do primeiro, contendo menus navegáveis e conteúdos adicionais, que incluem exemplos práticos de soluções gráficas (como composições tipográficas e exemplos de tipos de diagramação) e de aplicação dos recursos tecnológicos.