Análise do uso de cores no design de jogos digitais infantis para o estudo de matemática.
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33197 |
Resumo: | Esta pesquisa trata da utilização da cor em jogos digitais infantis, direcionados a crianças na faixa-etária de 7 a 8 anos. O objetivo deste trabalho é analisar o uso da cor em jogos digitais infantis, buscando contribuir para otimizar a informação visual no contexto do estudo de conteúdos de matemática como estratégia pedagógica. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa é exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa e composto pela análise de 24 jogos digitais infantis. A partir da metodologia adotada, foram realizadas as seguintes etapas para compor a pesquisa: análise dos jogos digitais infantis; tratamento e interpretação dos dados; e proposição de diretrizes para o uso da cor no projeto de jogos. No desenvolvimento das análises, foi utilizada a ferramenta de categorização das funções da cor desenvolvida por Menezes e Pereira (2017), os websites de jogos foram acessados para registro de imagens, seguido de recortes para detalhamento das funções da cor que compreendem três grandes grupos, são eles: funções perceptivas, funções indicativas e funções representativas, subdivididas em dez funções mais específicas. As análises foram realizadas a partir da observação da tela inicial e das telas seguintes para a execução das atividades propostas, visando perceber as informações relacionadas à percepção e significação da cor durante o uso dos jogos digitais. Concluindo o processo de análise, observou-se que, em relação às funções perceptivas, a função Harmonizar, seguida das funções Atrair e Organizar são as mais representativas no conjunto de jogos pedagógicos analisados. A função menos representativa e que apresentou mais problemas em seu uso foi Manter a legibilidade e visibilidade. A análise realizada possibilitou a identificação de usos positivos e negativos da cor e direcionou a proposição de sugestões para o uso da cor no projeto gráfico de jogos digitais infantis. |