Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Carli, Eduarda de |
Orientador(a): |
Indrusiak, Elaine Barros |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/263763
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Resumo: |
O presente trabalho visa demonstrar como o processo de padronização da representação de detetives mulheres em obras literárias influenciou a criação de uma personagem paradigmática no cenário das séries de TV de caráter investigativo. As detetives literárias analisadas aqui são Srta. Marple, Cordelia Gray e V. I. Warshawski, personagens principais dos romances que compõe o corpus da pesquisa, que são, respectivamente, The Murder at the Vicarage (1930), de Agatha Christie; An Unsuitable Job for a Woman (1972), de P. D. James, e Indemnity Only (1982), de Sarah Paretsky. A detetive televisiva tomada como paradigmática na representação de mulheres investigadoras é a DCI Jane Tennison, protagonista interpretada por Helen Mirren na série dramática britânica Prime Suspect (1991-2006). A análise das investigadoras é feita a partir de dois eixos, a saber, um eixo narratológico, que explora as estratégias narrativas empregadas na apresentação e caracterização das personagens, e um eixo contextual, em que são apontados fatores histórico-culturais determinantes na criação e no engajamento do público com representações de detetives mulheres. Para tanto, o referencial teórico emprega a classificação de personagens proposta por Mieke Bal (2009) e Roberta Pearson (2007), os modos exposicionais de Meir Sternberg (1978) e seus desdobramentos narrativos, e considerações de Jason Mittell (2015) acerca da estrutura narrativa de seriados televisivos entre outros, cujos trabalhos tem sido fundamental para o entendimento da construção de uma narrativa, tanto na literatura quanto na televisão, como Frances Heidensohn (1992), cujo estudo e histórico sobre as mulheres na força policial também ajudou na fundamentação deste trabalho. Esta tese contribui para os estudos acerca de estruturas narrativas e personagens literários e televisivos, e também pretende refletir sobre questões feministas ao considerar como as representações de mulheres investigadoras por parte de escritoras influenciam, até hoje, obras audiovisuais de grande repercussão. |