O cavalo de troia da nação : tempo, erudição, crítica e método em Capistrano de Abreu (1878-1927)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Batalhone Júnior, Vítor Claret
Orientador(a): Cezar, Temistocles Americo Correa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/130781
Resumo: Esta tese de doutorado apresenta um estudo sobre história da historiografia brasileira assim algumas reflexões sobre teoria e epistemologia da história. Interessa-nos discutir o discurso histórico e as prescrições metodológicas afirmadas pelo historiador brasileiro João Capistrano de Abreu a partir de fins do século XIX e início do XX. A hipótese a ser considerada se refere a como Capistrano construiu um tão persuasivo discurso a respeito do método histórico que, se por um lado trouxe mais segurança sobre a veracidade dos documentos do passado colonial, por outro lado ocasionou a naturalização de noções prévias e conceitos referentes à história e à identidade nacionais. O discurso construído e ofertado por Capistrano de Abreu pode ser verificado tanto em seus principais escritos quanto pelas notas de rodapé, prefácios e introduções que ele adicionava a documentos oriundos do passado colonial brasileiro. Apesar de não ter escrito uma nova história geral do Brasil ou tampouco um manual de estudos históricos que prescrevesse as normas e os códigos do ofício, Capistrano difundiu suas ideias acerca de como deveria ser verdadeiramente escrita a história do Brasil por meio de artigos, edições de documentos ou estudos monográficos. Protegido pela segurança advinda do método e da crítica historiográficos, o astucioso historiador logrou formular uma intrigante e persistente representação do ser nacional.