Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Santos, Eriel de Araújo |
Orientador(a): |
Rey, Sandra Terezinha |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/22818
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Resumo: |
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a produção da imagem fotográfica e seus desdobramentos num processo artístico. Busca investigar a presença de procedimentos adotados por artistas que pretendem ampliar o conceito de imagem fixa, propondo alterações formais e conceituais com uso de materiais diversos. O texto apresenta análises sobre obras de artistas contemporâneos em relação com os procedimentos adotados no meu processo artístico. Desta maneira, instaura-se um campo de interação entre vários modos do fazer artístico. Durante a construção desta tese, foram identificados núcleos de análises que norteiam a organização do pensamento sobre minha conduta criadora, constituindo assim, categorias de ações e reflexões sobre imagens transitórias e as dinâmicas interativas entre o real e o imaginário nos procedimentos fotográficos. As operações poéticas, aqui apresentadas, envolvem experiências com uso de imagens fotográficas que retornam ao tipo de material ou situação que lhe deu origem, assim como o uso de materiais que se associam de maneira metafórica ou metonímica. Tais escolhas, por consequência, promovem alterações nas qualidades visuais das imagens produzidas, fator importante para discutir o “valor” da imagem no cotidiano e seu estado transitório. Assim, os desvios produzidos nos registros fotográficos foram fundamentais para ampliar o conceito da fotografia documental e da fotografia artística, discutido aqui, a partir de uma articulação prática e reflexiva das “marcas do visível”. |