Das raízes às ramagens : quatro troncos na construção de Uma música missioneira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Barbosa, Iuri Daniel
Orientador(a): Heidrich, Álvaro Luiz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/128942
Resumo: Troncos Missioneiros é o nome de um disco, lançado em 1988 que reúne músicas de quatro artistas nascidos na região missioneira do Rio Grande do Sul: Jayme Caetano Braun, Noel Guarany, Pedro Ortaça e Cenair Maicá. A partir desse disco é frequente se referir a esses artistas como Troncos Missioneiros ou como Quatro Troncos da Música Missioneira. Música Missioneira tem seus primeiros registros a partir de Noel Guarany, que foi o pioneiro artista e o que teve a carreira fonográfica mais exitosa. Noel ajudou a lançar os outros três Troncos Missioneiros (Jayme, Ortaça e Cenair), consolidando seu desejo de criar a Música Missioneira. A partir dos anos 2000 também ganhou força o processo de valorização da obra dos Troncos Missioneiros, através da construção de estátuas, memoriais, túmulos; produção bibliográfica sobre a vida e obra de tais artistas, bem como sobre a identidade missioneira. Já no ano de 2012, o município de São Luiz Gonzaga, foi instituído como Capital Estadual da Música Missioneira. O objetivo geral nesta dissertação foi caracterizar uma identidade territorial missioneira e um estilo musical missioneiro a partir da obra dos Quatro Troncos. Para isso, partimos para objetivos específicos: caracterização histórica e geográfica da Região Missioneira; contextualização dos movimentos da Música Regional do Rio Grande do Sul (Regionalismo, Tradicionalismo, Nativismo e, mais contemporâneos, Música Campeira e Tchê Music). Por fim, analisar as trajetórias dos Troncos Missioneiros e suas respectivas produções musicais, visando relacionar as representações da identidade missioneira. A partir das nossas pesquisas selecionamos sete discos, onde constatamos a coexistência de diferentes representações identitárias, onde duas delas parecem mais destacadas: missioneira e gaúcha. A identidade missioneira pode se referir a distintas territorialidades do passado da região, principalmente ao período de apogeu e a Guerra Guaranítica. Parece ter íntima relação com outras representações: costeira, fronteiriça, guarani, latino-americana. Por sua vez a identidade gaúcha tem como parâmetro o habitante rural do Rio Grande do Sul. Valoriza a atividade da pecuária e os cavalos. Enaltece a Revolução Farroupilha, também se vincula com a identidade brasileira. Nas obras dos Troncos Missioneiros constatamos um amálgama, hibridismos culturais, multiterritorialidades, mesclas de identidades.