Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Veras, Laurene |
Orientador(a): |
Zilberman, Regina |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/37295
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Resumo: |
Este trabalho é uma análise de três obras do escritor angolano Ondjaki, a saber: Bom dia camaradas, Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético. Expoente da literatura angolana contemporânea, nestas três obras, Ondjaki apresenta o mesmo narrador – um menino de classe média que vive em Luanda. Embora sejam obras independentes, em todas o narrador explora as possibilidade do texto a partir do tempo mítico da infância. Nossa análise parte do conceito de “memória cultural”, desenvolvido pelo egiptólogo alemão e teórico da cultura Jan Assmann. Segundo ele, a memória cultural é a memória que conduz a história a partir de uma perspectiva narrativa, não oficial. Assim sendo, a memória cultural se insere nas esferas da tradição e do mito, passada de geração em geração através das mais diversas instâncias narrativas, tais quais as literaturas escrita e oral, a música, as lendas, a dança, as artes pictóricas e tudo aquilo que é parte da cultura de uma comunidade. A memória cultural difere da História na medida em que a primeira é dada pela história que narra, e a segunda pela história que investiga. Na edificação do conceito de memória cultural, Jan Assmann utiliza, como principais pressupostos, conceitos de Nietzsche e Freud, mais especificamente, o conceito nietzschiano de memória vinculante, a memória normativa que é forjada na dor, e o conceito freudiano de trauma. O objetivo deste trabalho é determinar de que modo as três obras de Ondjaki se coadunam com as teorias desenvolvidas por Assmann e como a memória cultural está presente nas narrativas do escritor angolano. |