Investigando o conceito de idiomatismo da flauta doce a partir do ponto de vista de flautistas e professores do instrumento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cardoso, Acácio Tavares
Orientador(a): Carpena, Lucia Becker
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/230854
Resumo: Esta pesquisa trata de questões idiomáticas da flauta doce na perspectiva de flautistas e professores do instrumento. Com o objetivo de investigar, conhecer, discutir e apresentar aspectos do idiomatismo da flauta doce adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando a revisão bibliográfica como metodologia para bem compreendermos o termo idiomatismo tanto na etimologia da palavra, quanto seu uso na área da Música, que constatou a escassez de estudos sobre o idiomatismo na área da flauta doce. Como instrumento de coleta de dados, lançamos mão de um questionário dividido em quatro seções que abordam de maneira mista (dados quantitativos e qualitativos) questões que apontam aspectos idiomáticos da flauta doce para a apreciação dos participantes da pesquisa. O texto se apresenta em três capítulos: “1. O conceito de idiomatismo a partir da revisão da literatura” no qual apresenta a origem do termo, bem como seu emprego na área musical e especificamente da flauta doce; “2. Descrição do questionário” explica o porquê da escolha do questionário como ferramenta metodológica, além do perfil dos participantes, a divulgação e formato do mesmo; “3. Resultados da análise e interpretação dos questionários” expondo, categorizando e analisando as respostas de cada uma das perguntas das quatro seções. O envolvimento e a adesão de participantes, principalmente da academia brasileira e de flautistas reconhecidos, nos aponta o quão exitosa foi a proposta. Para concluir, observa-se a necessidade de prover mais estudos na área das Práticas Interpretativas, voltados para a análise do repertório do instrumento, sendo que esta pesquisa abre o campo do estudo sobre o idiomatismo da flauta doce, ressalta a importância de uma formação com repertório abrangente e por fim, diante das lacunas, incompreensões e necessidades apontadas pelos participantes, vislumbra-se a possibilidade de elaboração de um manual de instrumentação para a flauta doce.