Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Neves, Hirlândia Milon |
Orientador(a): |
Del Ben, Luciana Marta |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/18478
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Resumo: |
Esta pesquisa teve objetivo investigar o processo de criação e a trajetória do Conservatório de Música Joaquim Franco (CMJF), em Manaus/AM. Esta instituição foi criada pelo Governo do Estado do Amazonas, no ano de 1965, por iniciativa de um pequeno núcleo de pessoas. Foi transferida para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 1968, e transformada, em 1987, em Setor de Artes. Atualmente, configura-se como Centro de Artes Hahnemann Bacelar da UFAM. Para o desenvolvimento deste estudo, trabalhei com a metodologia de história oral, em que participaram das entrevistas nove ex-professores e cinco ex-alunos do CMJF. Utilizei também fontes escritas encontradas em acervos públicos e particulares. O CMJF foi visto no presente trabalho como uma instituição educativa, a partir dos trabalhos de Garay (1998), Nóvoa (1995) e Magalhães (1999a, 1999b). Manteve-se, ao longo de sua história, como uma instituição que abraçou, ao mesmo tempo, diferentes concepções e práticas pedagógicas, principalmente advindas das experiências e da formação musical de seus professores, mesmo estando atrelado ao modelo conservatorial, e tendo, inicialmente, adotado o programa da Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Sua permanência como instituição de ensino de música até aos dias de hoje, conforme os dados levantados na pesquisa, se deu pelas ideias e ações de seus dirigentes e professores no esforço de tentar, através de diferentes estratégias administrativas e pela aceitação de diferentes abordagens pedagógico-musicais, cumprir os objetivos pelos quais foi criado, especialmente, implementar um curso superior em música. |