Ensino de história e imaginação histórica : estudantes e representações do passado em uma escola de Novo Hamburgo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Machado, Meri Emeli Alves
Orientador(a): Avila, Arthur Lima de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/189317
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de imaginação histórica através de produtos culturais notadamente a mídia televisiva, o cinema e a animação e o impacto das diferentes representações sobre o passado provenientes de uma cultura da informação em demasia no âmbito do Ensino de história. As problemáticas que norteiam este trabalho são: como as diferentes representações sobre o passado às quais os alunos têm acesso fora da escola formal se relacionam na construção da imaginação histórica? Os alunos conseguem diferenciar conhecimentos históricos produzidos por historiadores e produzidos em outros campos de saberes? As diferentes representações visuais têm papel mobilizador na construção da imaginação histórica dos alunos? A investigação se pautou na coleta de dados através da aplicação de questionários e produção de desenho em uma turma de sexto e outra de sétimo ano do Ensino Fundamental e posterior análise visando mapear elementos centrais da imaginação histórica intermediadas por produtos culturais. No processo de análise dos dados coletados foram mobilizadas as seguintes categorias de análise: a noção de temporalidade o ponto de vista histórico e ideológico considerando características como eurocentrismo, visões religiosas, classificações hierárquicas, generalizações, noções geográficas, maniqueísmo histórico e nomenclaturas; o levantamento de efetivas referências a filmes, séries televisivas, animações e telenovelas; a construção dos conceitos de verdade e ficção no conhecimento histórico; carência ou abundância de referências sobre o recorte temporal e a interpretação subjetiva do aluno a partir dos discursos midiáticos. Os resultados principais obtidos estão relacionados com a importância da inserção crítica de mídias no processo de ensino-aprendizagem em história por identificar efetivas construções de imaginário e representações sobre o passado nos discursos e desenhos dos alunos feitos a partir de produções culturais midiáticas.