Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Hauschild, Álvaro Körbes |
Orientador(a): |
Baracat Júnior, José Carlos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/190038
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Resumo: |
Nesta pesquisa, buscamos examinar a influência que a doutrina teúrgica dos Oráculos Caldeus teve no pensamento e na obra do filósofo neoplatônico Jâmblico, que foi discípulo de Porfírio, tendo sido este, por sua vez, discípulo de Plotino. Na primeira parte, estudamos os princípios metafísicos e ritualísticos da teurgia caldaica, atentando para os principais conceitos e baseando-nos nos fragmentos coletados pelos estudiosos contemporâneos. A metafísica caldaica se fundamenta em um princípio triádico que, por sua vez, se assenta em um princípio ultimamente transcendente, o inefável Abismo Paterno, e exprime uma doutrina que se caracteriza pela inspiração religiosa. Na segunda parte, focamos em Jâmblico, sobretudo em sua obra De Mysteriis ou “Mistérios do Egito”, na qual o filósofo demonstra se apropriar e mesmo defender conceitos caldaicos contra as investidas de Porfírio, que se opunha à teurgia. No De Mysteriis, Jâmblico constrói um sistema metafísico transcendentalista fundamentado no Pai Inefável e rigidamente hierarquizado, dando à alma humana um estatuto inferiorizado e necessitado da intervenção divina observada em trabalhos rituais executados por meio de inspiração divina. Na terceira e última parte, discutimos os aspectos gerais do projeto teúrgico que tangenciam a magia, a religião e a racionalidade filosófica. |