Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Jardim, Priscila Lourenzo
Orientador(a): Karnopp, Lodenir Becker
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/252119
Resumo: Esta pesquisa, em articulação aos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Pedagogia do Teatro, procura responder a pergunta: “Quais são as características da formação dos artistas dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre, especificamente do Grupo Signatores e Mãos em Cena?” O objetivo geral é analisar as narrativas de atores e atrizes surdas, bem como de diretores sobre as características do ensino e aprendizagem teatral. Além disso, há os seguintes objetivos específicos: a) identificar quem são os atores e atrizes surdos dos grupos mencionados; b) investigar os aspectos que contribuem na formação artística das atrizes e atores surdos; c) descrever os métodos de ensino e montagem teatral por parte dos diretoras dos grupos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa documental acerca dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre e posteriormente foram realizadas 9 entrevistas narrativas, sendo 6 com atores e atrizes surdas e 3 com as diretoras dos dois grupos. Para a análise das entrevistas foram utilizados os conceitos de experiência e representação a partir dos Estudos Culturais em Educação. Para discutir a temática do teatro surdo, foram utilizados os aportes dos Estudos Surdos e da Pedagogia do Teatro. A análise das narrativas está organizada em três eixos: 1) experiências da formação de atores e atrizes surdas: “eu sinto falta de um desenvolvimento do teatro para todos”; 2) o encontro com surdos na escola bilíngue e o contato com o teatro; 3) formação em grupo: a gente compartilha conhecimentos. A partir da pesquisa documental e da pesquisa com entrevistas narrativas, foi possível entender como vem se desenvolvendo a formação de atores, atrizes surdas e diretoras em Porto Alegre.