O TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Barreto, Jandiara Sodré lattes
Orientador(a): Bezerra, Antônia Pereira lattes
Banca de defesa: Bezerra, Antônia Pereira lattes, Faria, Sandra Regina Rosa, Oliveira, Felipe Henrique Monteiro de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
Departamento: Escola de Teatro
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457
Resumo: Partindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças.