Formação de músicos no Bacharelado em Música Popular : um estudo de caso na Unversidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Santos, Jean Carlos Presser dos
Orientador(a): Souza, Jusamara Vieira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/87676
Resumo: Esta pesquisa trata da formação de músicos no Bacharelado em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo geral é compreender a dinâmica do encontro de um grupo de alunos com o oferecimento da primeira turma da ênfase em Música Popular, respondendo às questões: como o Bacharelado em Música Popular foi pensado e estruturado; como a disciplina Prática Musical Coletiva está organizada; como ocorrem as relações/interações entre alunos e professores no fazer musical coletivo dentro da Universidade; que relações os alunos já atuantes como profissionais de música estabelecem com a Universidade; como os alunos ingressos avaliam o fazer musical coletivo e que especificidades são reveladas no ensinar/aprender no Bacharelado em Música Popular da UFRGS? Como marco teórico adoto os conceitos de profissionalização de músicos (TRAVASSOS, 1999), o de fazer música juntos a partir de Schutz (1964) e o de a profissão do músico trazido por Morato (2009). A metodologia adotada é o estudo de caso proposto por Gil (2009) que se caracteriza pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado. O trabalho de campo realizado durante o primeiro semestre da disciplina de Prática Musical Coletiva proporcionou acompanhar a formação de músicos populares no encontro deste novo público com a universidade. Os alunos ingressos possuem bagagens músico-profissionais diversas, interagindo e relacionando-se com seus colegas e professores em sala de aula. O estar em experiência na construção de um curso novo e o se experimentar permitem ressignificar o sentido de fazer e aprender/ensinar música. A pesquisa contribui para que tanto alunos quanto professores possam problematizar o campo da formação de músicos populares tendo por contexto os cursos superiores de música, bem como o de questionar as relações e interações proporcionadas na universidade entre alunos e alunos e entre alunos e professores a partir da experiência de alunos com larga atuação na carreira profissional de músico. Os resultados contribuem para a ampliação do olhar sobre os ingressos do Bacharelado em Música Popular e suas experiências, que não se dão somente no âmbito acadêmico, considerando as contribuições que os aportes da sociologia da música podem trazer para a educação musical.