Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Souza, João Batista Costa de |
Orientador(a): |
Carvalho, Any Raquel Souza de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/281949
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Resumo: |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os processos colaborativos entre doze violonistas e o compositor Fernando Lewis de Mattos (1963-2018), explorando como essas interações influenciaram a interpretação e performance de suas obras. Os objetivos específicos incluíram: compreender os contextos variados dessas colaborações, examinar a sua relação com a gênese das obras de Fernando Mattos, analisar o diálogo entre os participantes durante a construção da interpretação e refletir sobre o impacto dessas interações nas práticas dos intérpretes e na escrita composicional de Mattos. Para alcançar esses objetivos, foi adotada a metodologia da história oral, empregando entrevistas, análise de partituras, fontes documentais do compositor e dos intérpretes e o registro em áudio de uma sessão de colaboração. Os resultados destacam o papel central dos processos colaborativos no desenvolvimento da produção composicional de Mattos, revelando como a interação com intérpretes foi fundamental na gênese de obras representativas do compositor. Os relatos acerca de temas como as intenções do compositor, liberdade interpretativa, fidelidade à partitura, revisões, linguagem composicional de Mattos e referências extramusicais, ilustram o impacto significativo dessas interações na performance final, promovendo uma maior compreensão sobre as obras e demonstrando como a interpretação foi construída a partir do diálogo entre os participantes com base nesse entendimento. Através das considerações desse trabalho, propõe-se uma reflexão sobre o papel da colaboração compositor- intérprete na música contemporânea e em suas práticas de performance, sugerindo um panorama sobre o qual intérpretes podem se aproximar da obra para violão de Fernando Mattos em futuras performances. |