Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Luísa Dias Rosa de |
Orientador(a): |
Paludo, Luciana |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/271503
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Resumo: |
Esta pesquisa se propôs a construir e a refletir sobre Cor pos em Movimentos Pretos, uma noção conceitual que emanou de experiências afrorreferenciadas que a pesquisadora vivenciou em sua trajetória, por intermédio de suas relações com arte, territórios negros, pessoas/coletividades pretas. No transcorrer da pesquisa de mestrado a noção tomou corpo em diálogo com as perspectivas de referenciais teóricos/artísticos; foi personificada em Encontros, processo de criação e montagem cênica que se originou de um pro jeto cultural contemplado em Edital e tornou-se espaço-tempo para a pesquisadora arranjar a noção conceitual e compartilhar a pesqui sa através da relação com públicos diversos. Corpos em Movimen tos Pretos materializou-se, em suma, na conexão entre todos esses pontos. As contribuições de autores e artistas como Mestra Iara Deodoro, Sandra Haydée Petit (2015, 2016), Amélia Vitória de Souza Conrado (2015), Leda Maria Martins (2003, 2021), Nilma Lino Gomes (2018), entre outros, conferiram respaldo aos intuitos da pesquisa, que se ocupou em tecer articulações entre a discussão teórica da noção conceitual e a narrativa da experiência do processo de cria ção e montagem cênica Encontros. No contexto desta pesquisa a noção conceitual Corpos em Movimentos Pretos compreendeu: cor pos como território/instrumento/fonte de expressão, de saberes, de memórias, de histórias e de culturas; movimentos pretos como os movimentos dos corpos, os movimentos dos corpos em performan ces corporais e as performances corporais em ações afrorreferen ciadas de cunho artístico, cultural, social e político. |