Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Santos, Caetano Maschio |
Orientador(a): |
Braga, Reginaldo Gil |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/178892
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Resumo: |
A presente dissertação constitui um estudo etnomusicológico do musicar de artistas imigrantes haitianos no estado do Rio Grande do Sul. O trabalho etnográfico contemplou a observação-participante de eventos do grupo diaspórico haitiano, apresentações musicais, sessões de gravação, entrevistas e apresentações de programas de rádio feitas por e/ou com diversos artistas haitianos. A pesquisa foi fundamentada em trabalho colaborativo e participativo, no qual exerci uma função de mediação e tornei-me ator social dentro do próprio fenômeno, e incluiu trabalho netnográfico em redes sociais e de comunicação. Através de um olhar voltado à autonomia da migração, o objetivo do trabalho foi analisar na produção e atuação musical de artistas imigrantes haitianos as dimensões e fluxos transnacionais, as questões de cosmopolitismo inerentes à condição diaspórica de haitianos enquanto imigrantes negros no Brasil, a manutenção e reposicionamento de identidades socioculturais assim como tensões ligadas à religião e a processos de construção de alteridade racial. |