Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1999 |
Autor(a) principal: |
Rossini, Miriam de Souza |
Orientador(a): |
Pesavento, Sandra Jatahy |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/170428
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é compreender o modo pelo qual o cinema vem reconstruindo a história nas suas narrativas, e quais as implicações do uso do filme de reconstituição histórica no trabalho do historiador. A aproximação entre os dois campos – cinema e história – é tratada a partir da noção de efeito de real, que produz representações verossímeis. Tal enfoque permite ao historiador adentrar no imaginário de uma época e, assim, ver que aspectos do passado foram resgatados a fim de falar das necessidades, sonhos, utopias, medos da temporalidade em que o filme foi produzido. Partindo da discussão teórico-metodológica que preside a relação do cinema com a história, tomo como caso de análise a produção cinematográfica dos anos 70, que abordam a Inconfidência Mineira e a figura, já mítica, de Tiradentes. |