A improvisação na forma Pachelbel a partir de prelúdios corais de Pachelbel e Walther : uma proposta de exercícios de improvisação para organistas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Küstner, Christoph Clemens
Orientador(a): Carvalho, Any Raquel Souza de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202121
Resumo: improvisação de prelúdios corais ao órgão e sua sistematização. Dentro do repertório organístico, a música voltada à melodias de corais exerce um papel importante. O prelúdio coral na forma Pachelbel é conhecido pela obra do organista e compositor alemão Johann Pachelbel (1653-1706), o qual não foi o gerador desta forma, mas sistematizou seu uso nas suas composições para órgão. Além de Johann Pachelbel, Johann Gottfried Walther (1684-1748) compôs uma quantidade expressiva de prelúdios na forma Pachelbel. A partir da análise de vinte prelúdios corais de Johann Pachelbel e Johann Gottfried Walther, a pesquisa investiga quais são os elementos musicais utilizados como ferramentas composicionais na forma Pachelbel. Com o mapeamento dos elementos musicais (a elaboração de um motivo musical derivado do cantus firmus, pré-imitação, fugato, contraponto, diminuição, harmonização do cantus firmus na aumentação, aplicação de notas de passagens e bordaduras), tem como resultado um procedimento de exercícios para a improvisação, fundamentados no estudo analítico dos prelúdios de Johann Pachelbel e Johann Gottfried Walther. Estes exercícios poderão servir de modelo para organistas que queiram aprender a improvisar utilizando este forma.