Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Fontoura, Vladimir Soares da |
Orientador(a): |
Maciel, Anderson |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/235938
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Resumo: |
Na oftalmologia existem várias ferramentas para avaliar e corrigir a visão de uma pessoa. Na RV, ao usar um HMD, mesmo um usuário com visão normal é desafiado por obstáculos adicionais que afetam a acuidade perceptiva do ambiente virtual, impactando negativamente seu desempenho na tarefa de uma aplicação. Resolução da tela, mas tam bém lentes sujas e ajuste de vergência ruim são exemplos de possíveis problemas. Para melhor entender e resolver este problema, fornecemos um estudo sobre a avaliação da acuidade visual em uma configuração VR. A variabilidade da precisão perceptiva entre os usuários e o sistema é uma questão ainda pouco explorada na literatura, sendo este pro blema o foco desta pesquisa. Projetamos dois métodos baseados em testes oftalmológicos que permitem coletar medidas quantitativas a partir de como um usuário percebe os de talhes visuais ao usar um HMD. Cada um dos dois métodos foi testado em experimentos de usuários que realizamos com mais de 40 participantes. Descobrimos, entre outros re sultados, que a acuidade visual em VR é significativa e consideravelmente menor do que em ambientes reais. Além disso, encontramos várias correlações da acuidade medida e do desempenho da tarefa com dificuldade de ajustar o HMD e o uso de óculos de prescrição. |