Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2003 |
Autor(a) principal: |
Gomes, Paulo César Ribeiro |
Orientador(a): |
Fervenza, Hélio Custódio |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/216242
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Resumo: |
Esta pesquisa está fundada na minha produção plástica e o seu estabelecimento se dá pela investigação dos princípios construtivos das minhas obras, caminhada que sai das narrativas, investiga os processos de apropriação, passa pela idéia de ensaio, estuda a questão da ficcionalização até chegar aos comentários. Para o seu desenvolvimento lancei mão da etimologia, da história, da teoria e da crítica de arte, da teoria do cinema, da teoria da literatura e ainda de outras fontes, como as obras de ficção. Nesta tese a questão das narrativas nas artes visuais inicia-se no ut pictura poesis, volta-se para uma digressão sobre a retórica nas artes plásticas, revisita os principais modos narrativos plásticos e, finalmente, busca uma sistematização dos modos narrativos visuais. A presença deste caráter narrativo, assim como do caráter ficcional nas manifestações plásticas, é estudado através da produção de artistas brasileiros e europeus (Valêncio Xavier, Vera Chaves Barcellos, Alain Bublex, Sophie Calle), o que permite uma contrapartida visual justaposta às questões de caráter eminentemente teórico. A análise das relações que meu trabalho estabelece entre texto e imagem se dá: do ponto de vista do caráter dos textos; de como eles se apresentam (a utilização do recurso do fora de foco); através de uma tipologia das relações entre eles; analiso, finalmente, a questão da ekphrasis e como este conceito estimulou e tornou possível a elaboração de alguns dos meus comentários. Recolocando inicialmente em evidência a questão da presença das imagens e dos textos através do ut pictura poesis, encerro esta pesquisa revisitando este tema à luz da discussão irmã que existe na música – prima la Musica poi le Parole. Utilizo mais uma vez o recurso de recorrer aos versos do libreto de uma ópera, procedimento comum à construção de meus primeiros trabalhos. Isto me permite encerrar esta etapa reforçando a idéia de que intitular meus trabalhos de comentários é destacar a sua construção a partir de informações icônicas e textuais presentes num mesmo contexto. |