Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Bohrer, Felipe Rodrigues |
Orientador(a): |
Xavier, Regina Célia Lima |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/108950
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Resumo: |
Esta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional. |