Porto Alegre, arquitetura e estilo - 1880 a 1930 -

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Schäffer, Barbara
Orientador(a): Pereira, Claudio Calovi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/49939
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo o mapeamento analítico de exemplares da arquitetura de Porto Alegre no período 1880-1930, caracterizado pelo predomínio do ecletismo. Devido à multiplicidade de linguagens arquitetônicas, este período contrasta fortemente com a relativa homogeneidade da arquitetura anterior, na cidade, representada pela arquitetura colonial portuguesa, até 1822, e pelo neoclassicismo, durante o período imperial. O trabalho tem por marco temporal um período no qual a cidade deixa de exibir tal homogeneidade, iniciando em 1880 e seguindo até as últimas manifestações da arquitetura eclética. Ao longo do período, são identificados estilos arquitetônicos predominantes nas edificações eruditas e de maior porte. Cada estilo é abordado num capítulo deste trabalho. A elaboração textual de cada capítulo segue uma mesma organização: é redigida uma contextualização da manifestação do estilo no âmbito internacional, nacional e regional; são identificadas as ocorrências deste estilo nas edificações de Porto Alegre, nas quais haja predominância das características descritas; e, por fim, é feita a análise de algumas obras. As análises feitas e apresentadas neste trabalho dão ênfase à observação da edificação quanto a sua volumetria e ornamentação, referindo-se menos à solução planimétrica e espacial. Cabe destacar que foi possível a classificação de obras, segundo diferentes estilos, devido à predominância de suas características ornamentais. Entretanto, exceções se mostraram presentes, seja por manifestações pontuais, isto é, sem outra edificação equivalente, seja por manifestações sem predominância alguma quanto ao estilo. A opção encontrada para considerálas neste trabalho foi agrupá-las no capítulo Experimentações Ecléticas.