Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Grijó, Wesley Pereira |
Orientador(a): |
Muller, Karla Maria |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/102303
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Resumo: |
O estudo tem objetivo compreender como os integrantes do quilombo da Família Silva dão sentido ao conteúdo das telenovelas e quais inferências fazem a partir de seu contexto. Apresenta-se uma discussão teórica baseada em estudos sobre as noções de identidade étnica, grupos étnicos e etnogênese, entendidas aqui como processos dinâmicos inseridas num contexto de disputa e mobilização política. Aborda-se a contemporaneidade das comunidades quilombolas, tangenciando também a história da etnia negra no estado do Rio Grande do Sul, relatando a história da formação do quilombo urbano da Família Silva e a luta no pleito étnicoracial. O marco teórico é composto por estudos que abordam da interação dos atores sociais com a mensagem televisiva. Para pensar esse contexto nos meios de comunicação, principalmente, a produção de telenovelas brasileiras, aciona-se a perspectiva dos estudos culturais da Crítica Diagnóstica (KELLNER, 2001), das leituras diversas dos receptores, pelo modelo de Codificação/Decodificação (HALL, 2006) e das Mediações Comunicativas da Cultura (MARTÍN-BARBERO, 2004) a partir da delimitação feita por Ronsini (2011): Socialidade, Ritualidade e Tecnicidade. O estudo é articulado a partir de uma abordagem qualitativa, com pesquisa historiográfica e trabalhos de campo com método situado nos procedimentos oriundos da História Oral e utiliza as técnicas: História de Família, Observação Participante e Entrevista Semi-estruturada. Os dados sobre as telenovelas foram coletados a partir da sinopse disponibilizada pela produção e da crítica textual. O protocolo analítico é composto por três momentos: transcrição e leitura flutuante dos dados; auxílio do software de pesquisa qualitativa; e descrição e análise com interpretação. As entrevistas foram realizadas com dez quilombolas, focando principalmente nos relatos orais sobre a história da comunidade e suas trajetórias de vida. Abordam-se as apropriações que os quilombolas fazem entre as telenovelas e as temáticas circundantes do contexto de grupo étnico citadino. Assim, indica-se que, para o cenário pesquisado, há uma categoria dominante, que atravessa outras categorias secundárias e terciárias, gerando uma mediação com a recepção das telenovelas em que a audiência (quilombolas) realiza suas apropriações. Dessa forma, as “mediações quilombolas” estão estruturadas primeiramente a partir das Relações étnicas, a partir da qual as categorias secundárias são estruturadas: Relações de classe, Violência e Preconceito. E estas atreladas a categorias terciárias: Relações de gênero, História do quilombo, História do negro, Cidadania, Cotidiano e Relações com o outro. Por fim, aponta-se que na recepção das telenovelas no quilombo, as pessoas se apropriam das narrativas principalmente por meio das singularidades inerentes ao contexto ao qual estão inseridas. |