Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Marques, Andre Felipe Rocha
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Orientador(a): |
Guerra Neto, Abílio da Silva
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25888
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Resumo: |
Aldary Henriques Toledo (1915-1998), arquiteto e pintor, dedicou 59 anos de sua vida profissional dividido entre arquiteto e artista. Com 28 anos de idade, participou da mais importante exposição sobre a obras arquitetônicas brasileiras, Brazil Builds: Architecture New and Old, 1652-1942, do Museu de Arte Moderna de Nova York. Sua trajetória chegou ao século 21 em total desconhecimento do público especializado. No início anos 1940, mesmo período em que entrou no Instituto de Aposentados e Pensionista Bancários — IAPB, participou dos principais projetos arquitetônicos modernos para a cidade de Cataguases MG, com destaque para Cine Teatro Cataguases, em parceria com Carlos Ledo, a residência José Pacheco de Medeiros e o Hotel Cataguases. Juntamente com as obras de seus colegas Oscar Niemeyar a Francisco Bolonha, estes proietos são parte do processo de modernização da cidade que teve início na literatura, com a Revisto Verde, e no cinema, com a figura de Humberto Mauro. Por quase dez anos trabalhou simultaneamente nos escritórios do IAPB e do Escritório Técnico da Universidade do Brasil — ETUB, em parceria, respectivamente, com Carlos Leão e Jorge Machado Moreira — ambos arquitetos integrantes do grupo, liderado por Lúcio Costa, responsável pelo projeto do Ministério da Educação e Saúde - MÊS. Para compreender a importância e o atual ostracismo no qual se encontra Aldary Toledo, Garry Stevens é autor importante para a construção desta tese. Tendo como base conceitos antropológicos de Pierre Bourdieu, em seu livro O círculo privilegiado, Stevens explica a construção cultural da arquitetura como Profissão. E desmistifica a ideia de gênio criativo ao mostrar que, por trás dos Indivíduos de destaque, existe uma rede social que os sustenta e da qual elas também fazem parte. A tese reconstrói a trajetória profissional da Aldary Toledo, mostrando sua importância dentro do campo da arquitetura moderna brasileira no seu período de consolidação; a as ramificações que este grupo geracional, no qual Aldary faz parte, teve no campo da cultura brasileira. A tese destaca que os mestres, colegas e pupilos de Aldary Toledo, um verdadeiro "círculo privilegiado" segundo a denominação de Garry Stevens, foram os principais agentes da cultura brasileirado século 20 em diversos campos: música, teatro, pintura, escultura, arquitetura e literatura. Aluno de Cândido Portinari, com quem aprendeu o oficio de artista; colega de Carlos Drummond de Andrade, com quem trocava desenhos por poemas; parceiro de Vinícius de Moraes, com os desenhos para o livro Um signo, uma mulher; e de José Silveira Sampaio, para quem fez um painel na parede do Teatro de Bolso; e arquiteto de Dorival Caymmi, para quem projetou uma casa na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro RJ. Com esta distinta "patota", responsável pela construção da cultura moderna brasileira, passava os finais de tarde tomando um chope nos bares cariocas, tornando o ócio uma forma da orla. |