Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Nogueira, Ana Carmen Franco
|
Orientador(a): |
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
|
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24694
|
Resumo: |
O presente trabalho investiga o significado de uma experiência de arte baseada nas obras de Lygia Clark, ocorrida em um ateliê para deficientes visuais, em parceria com o Projeto Acesso: Centro de Apoio Pedagógico Especializado ao Deficiente Visual, na cidade de São Paulo, Brasil. O objetivo da pesquisa foi o de analisar o que os alunos realizaram no ateliê de artes no período de fevereiro a junho de 2008 e por meio de entrevistas realizadas após dois anos da experiência no ateliê, colher depoimentos de dois jovens cegos congênitos sobre essa experiência artística, e o significado da mesma em suas vidas. A fundamentação desta dissertação contém uma revisão teórica sobre as concepções de experiência, experiência estética e o corpo na experiência de espaço, com base em teóricos que seguiam a mesma linha de pensamento da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Para compreender o mundo da pessoa cega, baseamo-nos na abordagem fenomenológica acerca da pessoa com deficiência visual de Elcie Masini. O projeto Lygia Clark foi fundamentado em pesquisadores que elaboraram estudos de suas obras e suas ligações com a fenomenologia merleaupontiana, com descrição do contexto do ateliê de artes e o desenvolvimento de materiais adaptados a pessoas deficientes visuais. A análise das entrevistas cuja linha diretriz foi experiência perceptiva dentro do ateliê evidenciou que os alunos compreenderam a proposta do projeto Lygia Clark e foram capazes de inventar novas formas de expressão. As reflexões sobre os significados da experiência no ateliê para os sujeitos da pesquisa permite afirmar que, para eles, a arte foi importante como abertura para o mundo e ampliação de conhecimento |