Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Cunha, Flávio Régis Sudário |
Orientador(a): |
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30114
|
Resumo: |
Esta pesquisa busca investigar o meu processo de apropriação das linguagens musicais, como também, das teorias e conceitos que embasaram minhas experiências enquanto artista e pesquisador, ressignificando a linguagem musical da composição sinfônica por meio da tradução das tradições culturais do Brasil em face à tradição cultural europeia da música sinfônica erudita, resultando em uma obra artística que usa como meio de expressão a linguagem da música clássica. Faço um estudo da ego-história como proposta epistemológica para a composição musical, traçando meu percurso autobiográfico observado através da ótica musical e da própria ego-história e história de si. Apresento relatos das minhas. principais experiências musicais e artísticas, das memórias afetivas mais significativas relacionadas ao tema, do processo de aquisição de conhecimento, do estudo musical, com o objetivo de, após traçar uma linha do tempo, determinar o percurso realizado por mim e pelos participantes envolvidos dessa ego-história, que resultou na produção de uma epistemologia voltada à composição musical da obra “Danças Brasileiras para Orquestra”. A pesquisa revela alguns dos procedimentos e ideias de composição que impulsionaram a criação da obra que é foco principal desse estudo, indicando o apoio metodológico que o fundamenta. Com este procedimento, buscamos entender os diferentes usos e concepções da dança no período moderno. Este processo (percurso, apropriação e tradução) poderá interessar músicos, compositores, intérpretes, ou mesmo, artistas de outras expressões, o qual servirá como uma possibilidade e modelo teórico metodológico que emerge das minhas experiências, do meu percurso artístico e da minha percepção como tradutor e, ao mesmo tempo, criador de um novo produto cultural. |