Cenas de enunciação e o ethos discursivo nos hinos de Sarah Poulton Kalley

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Alves, Jeremias Romualdo lattes
Orientador(a): Lopes, Cristiano Camilo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25772
Resumo: Este trabalho tenciona discutir a constituição do ethos discursivo e as cenas de enunciação em quatro hinos religiosos, cujas composições pertencem à Sarah Polton Kalley. As letras foram escritas em 1873 com a finalidade de serem aplicadas em classes de estudos. A fundamentação teórica da pesquisa insere-se na Análise do Discurso de linha francesa, especificamente alicerçada nas contribuições de Dominique Maingueneau (1995, 1996, 1997, 2006, 2013), pois, a metodologia aplicada por este autor se propõe a analisar a linguagem considerando sua exterioridade nas condições sócio-históricas. O objetivo desta pesquisa é examinar o modo de construção do ehtos, conhecer a vida e a obra de Sarah Kalley e sua importância para a hinologia protestante no Brasil, além de analisar os hinos compostos pela autora tendo como ferramenta as noções de cenas enunciativas. O trabalho busca, ainda, analisar o contexto sócio-histórico brasileiro no século XIX, a fim de compreender como a identidade do enunciador religioso se constrói no ethos discursivo presente nas composições. A pesquisa apresenta-se com valor social e acadêmico, pois amplia os estudos sobre a inserção do protestantismo no Brasil e a relevante contribuição de uma das maiores compositoras na hinologia cristã brasileira. Para maior enriquecimento do trabalho, as análises receberão um olhar sociológico pela perspectiva de Pierre Bourdieu com relação ao campo, habitus e capital. Assim é possível entender como os hinos protestantes tiveram aceitação no campo religioso brasileiro e como colaboraram para a formação de um novo ethos religioso. Destaca-se que, embora em outras obras se dê ênfase também à importância musical como elemento constituinte do ethos, este trabalho limita-se enfatizar apenas a dimensão verbal. As opções teórico-metodológicas e o recorte histórico definido para a seleção do corpus se justificam pela importância da hinologia no crescimento das igrejas protestantes na segunda metade do século XIX. Por meio das aplicações propostas, as análises permitem observar que o ethos do enunciador comunica-se com a visão de mundo ético-religioso social e corresponde aos anseios do indivíduo religioso, que almeja uma relação pessoal com o divino.