Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Pinheiro, Luísa |
Orientador(a): |
Rizolli, Marcos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28857
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Resumo: |
O presente trabalho objetiva investigar a interdisciplinaridade existente na atividade cinematográfica, destrinchando as questões que envolvem especialmente a elaboração de um roteiro audiovisual e o papel que este desempenha durante toda a produção de uma obra para os cinemas. Para tal, foram analisadas as habilidades e interlocuções que um roteirista precisa levar a cabo para o desempenho de suas funções e a interação de outros profissionais da indústria com este material escrito, como diretor, montador e atores. Para esta análise, foi realizado um levantamento teórico que elencou não apenas as responsabilidades de cada um destes profissionais dentro da cadeia do audiovisual, como mapeou as relações que estes estabelecem durante a produção de uma obra cinematográfica. Em seguida, para o desenvolvimento prático do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica que destrinchou conceitos importantes para a criação de um roteiro audiovisual ficcional clássico de longa metragem, especialmente a estrutura em atos e a Jornada do Herói. Conceitos esses que serviram de base para a criação artística de um projeto de longa-metragem, passando por todas as etapas de desenvolvimento até chegar ao argumento e ao roteiro desenvolvido de uma cena. Todo esse material foi entregue a diretoras convidadas, que trabalharam na passagem do que estava contido no papel para a tela. Tudo o que foi produzido e entregue pelas diretoras foi analisado, em conjunto com entrevistas realizadas com a equipe de filmagens, e posto em diálogo. Esse exercício não apenas permitiu discutir o lugar do roteirista na cadeia de produção audiovisual, como possibilitou o exame de uma prática artística em primeira pessoa e todas as questões advindas desta experiência direta. |