Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Silva, Dirceu Alves da
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Orientador(a): |
Pereira, João Baptista Borges
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25614
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Resumo: |
Nesta Pesquisa, volvemos nosso olhar para o mundo da mulher muçulmana, através de períodos registrados na história que, marcam a trajetória desta mulher desde o período pré-islamico, nos desertos e oásis da Península Arábica. Sua epopeia desde Meca até a cidade de São Paulo. Cobrindo um tempo aproximado de mil e quatrocentos anos. Sua presença e seu desempenho social, religioso e político. Suas relações com o profeta Maomé, suas relações com as revelações corânicas e suas lutas pela igualdade de gênero são pontuadas por este trabalho. Contemplamos, através de um olhar panorâmico, períodos em que esta mulher deixou suas marcas incontestes e sinais fortes de uma presença marcante de sua performance. Nossos olhares perscrutadores focaram esta mulher em períodos distintos, tais quais: o período pré-islamico; o período das novas revelações do profeta Maomé; o período do califado islâmico; o período da chegada ao Brasil, o período de escravidão, imigração e de reversão ao Islã, já em solo brasileiro. E, por fim, coroando este trabalho, um olhar especial sobre o mundo da mulher muçulmana em São Paulo e sua religiosidade, percorrendo as questões culturais e de identidade, seus conflitos advindos das relações de gênero muitas vezes balizada por relações assimétricas com o gênero masculino. Os conflitos culturais e os enfretamentos da discriminação e preconceito étnico-árabe e as reivindicações de um Islã mais brasileiro. A pesquisa se pautou qualitativamente por observações participantes, depoimentos e entrevistas com mulheres muçulmanas de imigração e descendentes e revertidas brasileiras, além de visitas a mesquitas da capital Paulista. |