Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Silva, Kleber Eliandro da
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Orientador(a): |
Feijó, Martin Cezar
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24919
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Resumo: |
Esperando contribuir para ampliar as discussões sobre a questão da intertextualidade cultural, o objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de paródia no filme O Lamparina (1964), de Amácio Mazzaropi dedicado à representação no universo social e cultural do caipira com a satirização dos filmes de cangaço e sobre a figura histórica do mais famoso cangaceiro Lampião. Apresentaremos as influências que transpassaram o caminho do comediante Mazzaropi, buscando formadores da personagem caipira em sua história vivida desde o circo-teatro até a dimensão como diretor, ator, produtor e escritor de seus próprios filmes. Discutiremos também algumas razões da indiferença de críticos, que se uniram no movimento chamado Cinema Novo. Baseando-se nesses estudos, esta pesquisa transita de forma interdisciplinar pelas linguagens História da Cultura e Cinematográfica, apresentando o encontro entre cultura; caipira e cangaceiro, do modo que são expressas na condição de ficção no filme O Lamparina e nas referências históricas. |