Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Guse, Cristine Bello [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/152716
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Resumo: |
O termo cantor-ator refere-se a cantores líricos que levem em conta qualquer grau de responsabilidade cênica existente em qualquer tipo de performance de seu repertório, considerando que o ato de cantar em público já é em si um ato cênico. Dessa forma, existe a necessidade do cantor agregar outras habilidades artísticas que vão além da produção técnico-musical, pois sua atitude cênica não é apenas complemento, mas parte fundamental de seu fazer artístico. Junto a isso, identifica-se uma lacuna na formação profissional dos cantores líricos referente a seu desenvolvimento cênico. O objetivo dessa pesquisa é propor atividades direcionadas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas às necessidades cênicas do cantor-ator. A pesquisa fundamenta-se na revisão da literatura específica sobre a atuação cênica do cantor lírico como referencial teórico, tendo os princípios da metodologia do diretor norte-americano Wesley Balk (1981, 1989 e 1991) como fundamentação principal. A proposta de atividades é composta por exercícios e jogos cujo foco de desenvolvimento cênico contemple pelo menos um dos objetivos a seguir: 1) A construção de uma inteligência relativa ao uso cooperativo e assertivo dos recursos expressivos do cantor lírico – corpo, voz e rosto, proporcionando-lhe a integração dos processos de cantar e atuar; 2) o estímulo da sua sensibilidade e criatividade como forma de lhe desenvolver autonomia criativa que lhe permita o senso de verdade cênica e adaptabilidade na performance. Parte-se de exercícios presentes na metodologia de Wesley Balk em que são criados detalhes sobre a sua aplicação, bem como novos exercícios que se fundamentem dentro dos mesmos princípios. Por fim, sugere-se a organização de um laboratório orientado para o desenvolvimento cênico do cantor-ator cujas atividades apresentadas sirvam como procedimentos viáveis. |