Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Zia, Katia Panfiete |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15821
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Resumo: |
Os jogos de teatro, neste estudo, visaram despertar e investigar os processos criativos e as expressões cênicas criativas e não-criativas. O termo criatividade deriva do latim, creare , que significa fazer algo novo e do grego krainem realizar. Criar cenicamente seria produzir, expressar repertório corporal e verbal novo e diferente na história do sujeito. Esta pesquisa estudou o fenômeno da criatividade do ponto de vista do sujeito, de seus processos segundo a pesquisa qualitativa e a Teoria Histórico-Cultural da Subjetividade. A criatividade é vista como um fenômeno complexo, que envolve uma junção de funções psicológicas complexas, que podem ou não se desenvolver na trajetória de vida do sujeito. Foram estudados 9 sujeitos com idade entre 21 e 45 anos sem experiência teatral 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Os sujeitos chegaram tímidos e sem repertório corporal nem verbal cênico. Com o inicio das dinâmicas conversacionais apresentaram suas dificuldades de criar individualmente e em grupo. Com a aplicação dos jogos cênicos, os sujeitos foram desenvolvendo repertório de expressão corporal e verbal e, durante as conversas, começaram a compartilhar medos e bloqueios relacionados à criação. Novos sentidos subjetivos começam a se formar, e as configurações de sentido relacionadas à criação começam a se modificar. Conclui-se que este grupo conseguiu criar, após emergência do sujeito crítico que reflete sobre seus valores e sentidos subjetivos e aumenta seu autoconhecimento. Assim a expressão cênica vai se apresentando de forma diferenciada, com novos gestos corporais e novas expressões verbais. Por fim, notou-se que este teatro e seus jogos estimularam e desenvolveram novas configurações criativas e expressões cênicas criativas idiossincráticas em cada sujeito e, portanto, este teatro passou a ser compreendido como Teatro da Criatividade: visto como jogo que estimula e alavanca o ator adormecido para criar e atuar como ator protagonista no palco de sua vida. |