Projetos para o Brasil: Manoel Bomfim e seus interlocutores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Tonon, Marina Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/182478
Resumo: Durante as primeiras décadas do século XX, Manoel Bomfim na tentativa de propor um novo caminho para a História Nacional, apresentou através da publicação de quatro obras: América Latina: Males de Origem (1905) e a trilogia composta por O Brasil na América: caracterização da formação brasileira (1929), O Brasil na história: deturpação das tradições, degradação política (1930) e O Brasil nação: realidade da soberania brasileira (1931), uma concepção de história e de narrativa histórica que podem ser compreendidas como um projeto para o Brasil. A defesa de uma revisão da história e de sua reescrita a partir de valores que fossem úteis à Nação foi sua principal reinvindicação. Com isto em mente, esta tese buscou investigar os limites e as características deste projeto para além da análise das obras de Bomfim, em um esforço para compreender de que modo as ideias expostas nestas obras foram recebidas, delimitadas e, até mesmo, configuradas e partilhadas por outros autores do período compreendido entre os anos de 1889 a 1935. Partindo da análise de um grupo selecionado de resenhas críticas das obras de Bomfim, foram eleitos e investigados trabalhos de Rocha Pombo, João Ribeiro, Álvaro Bomílcar e Carlos Maul, autores que aprovaram algumas características importantes da forma de pensar e fazer história desenvolvida por Bomfim. A partir desta investigação procurou-se demonstrar a existência de um conjunto de proposições que contribuíram para a definição deste projeto para o Brasil difundindo-o na cultura histórica do período.