Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Meira, Gabrieli Quevedo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/253134
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Resumo: |
A catarse, neste estudo, é explicada como um processo produzido pelo sistema psicológico, que expressa a síntese relacional entre a arte e o psiquismo humano, figurando como uma categoria essencial para apreender a dinamicidade do psiquismo. O principal objetivo deste estudo foi efetivar uma análise teórico-conceitual da categoria catarse, em três obras selecionadas do autor Lev Semionovich Vigotski, e sua correlação com o psiquismo humano. São elas: (I) Capítulo treze “Educação Estética” da obra Psicologia Pedagógica (2003); (II) Psicologia da Arte (1999b) e (III) Imaginação e Criação na Infância (2018). Ancorada nos pressupostos teóricos, filosóficos e metodológicos do materialismo histórico e dialético, que embasam a Psicologia Histórico-Cultural acerca do psiquismo humano, o estudo utilizou, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e, para a análise, alguns princípios orientadores do método desenvolvido por Lev Vigotski, qual seja, a gênese, a estrutura e a funcionalidade da catarse na totalidade do psiquismo. Os resultados indicaram que a gênese da catarse decorre da atividade humana, que ela, catarse, se estrutura no sistema psicológico por meio da contradição e se consolida porque integra as demais funções psicológicas num processo interfuncional, sob as condições e os efeitos produzidos pela arte no psiquismo humano. |