Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Darcie, Marina Paula |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/218005
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Resumo: |
A aceleração dos fluxos comunicativos desencadeados pelas ferramentas da internet provoca a reflexão acerca das atividades desenvolvidas pelos fãs, uma vez que seu papel na disseminação da imagem do ídolo ou do universo adorado é acentuado e a autonomia que comunidades de fãs têm em consumir e circular conteúdo que podem endossar (ou não) a narrativa se torna um dos aspectos mais comuns na forma de consumo dos produtos culturais dessa época. Pensando nesse contexto, a diversificação de vozes e profissionalização da produção de fãs é expoente e, desde as duas últimas décadas, muitos fãs de franquias variadas passaram a utilizar de suas redes sociais online para expor com regularidade sua produção criativa e compartilhar suas impressões pessoais e habilidades sobre o universo adorado com seus pares e demais integrantes do fandom. Esses comunicadores arregimentaram em torno de si muitos dos que compartilhavam de seus posicionamentos e passaram a gozar de reputação positiva na comunidade, profissionalizando, monetizando e institucionalizando sua atuação no grupo, tornando-se influenciadores digitais para os pares. Parte-se do problema de pesquisa: quais as mudanças na comunicação conectada a partir de práticas comunicativas que estão sendo desenvolvidas pelos influenciadores digitais? Para tanto, foi adotado como corpus de análise as práticas comunicativas de influenciadores presentes no universo de League of Legends (LoL). Os objetivos são 1- verificar as práticas comunicativas que caracterizam a comunidade de League of Legends; 2- identificar quais influenciadores digitais são apontados como referência pela comunidade de jogadores; 3- mapear o conteúdo produzido pelos influenciadores identificados; e finalmente, 4- entender de que maneira o conteúdo produzido se relaciona com o universo comunicativo definido anteriormente. As etapas metodológicas estão definidas em levantamento bibliográfico; aplicação de questionário semiestruturado; mapeamento de 156 influenciadores digitais mencionados pela amostra de jogadores respondentes; e mapeamento de cinco vídeos do canal dos dez influenciadores com mais menções da lista anterior. A análise dos vídeos foi feita a partir cinco pilares: comunidade, universo, profissionalização, autoridade e pessoalidade, todos cedidos pela observação de recorrência temática nas respostas ao questionário. A partir destas ferramentas metodológicas, pôde-se verificar que os influenciadores estudados são parte constituinte do universo de LoL e responsáveis por manter os indivíduos do fandom em contato com o mercado, novidades, anúncios, jogabilidade e estratégias a partir de relações discursivas e interativas. Devido à sua autoridade frente aos demais integrantes do fandom, os canais formalizados em torno de sua imagem se tornam ambientes característicos de trocas afetivas e de reconhecimentos mútuos, na mesma medida em que solidificam algumas práticas e condutas intrínsecas ao campo. Além disso, constatou-se que o influenciador rompe com a presumida linearidade da comunicação dos meios de comunicação tradicionais e reforça a comunicação de todos para todos na mesma medida em que amplifica a qualidade da comunicação previamente estabelecida, considerando que o dialogismo nas interações ocorre de forma contínua e permite a representação mais fiel das vontades e desejos do receptor-interagente. |