Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Lima, Priscila Mondin de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/255553
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Resumo: |
A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes – Prof-Artes, com área de concentração em Ensino de Artes na linha de pesquisa: processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, e discorre sobre o tema da identidade, considerando sua relevância no desenvolvimento das relações que os estudantes estabelecem entre si, com a escola e com o mundo. A identidade contemporânea está em constante transformação a depender das formas como somos representados ou confrontados pela cultura. O retrato e, sobretudo, o autorretrato são o tema central desta investigação que envolve a produção e a leitura de obras de diversos artistas que se dedicaram ao tema do retrato e autorretrato, especialmente daqueles que o fizeram em uma perspectiva étnico-racial, bem como de narrativas biográficas e autobiográficas dos participantes, estudantes de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Bernardo do Campo, com idades entre 10 e 12 anos. A metodologia adotada é a participativa em abordagem qualitativa, posto que buscamos investigar processos individuais e coletivos de construção de identidades, sendo assim de fundamental importância que os educandos sejam participantes e coautores da pesquisa; na modalidade de pesquisa-intervenção, pois a construção do conhecimento muda a realidade daqueles que se veem envolvidos nela; a metodologia de ensino que guia a proposta pedagógica é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, por possibilitar não somente a leitura crítica de obras de arte, mas principalmente a leitura do mundo através das imagens que nos circundam. Os estudantes se engajaram durante todo o processo de pesquisa, investigaram e se observaram por diferentes perspectivas. |