Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Gouveia, Ana Carolina Faustino [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/256814
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Resumo: |
O presente trabalho versa sobre as especificidades do fazer musical no nicho da dança, e tem por objetivo colaborar para construir um corpo de conhecimentos acerca do tema. A discussão proposta investiga se a percepção musical dos bailarinos se dá concomitantemente ao aprendizado corporal durante o processo pedagógico, e se apoia, majoritariamente, nos estudos em educação e cognição musical disponíveis nos repositórios acadêmicos como referências. Além disso, tem como contribuição prática a observação de 19 jovens bailarinos durante um estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, sugerindo uma proposta de progressão dos materiais musicais inseridos ao longo do período letivo. O estudo utilizou o método da teoria fundamentada, e contou com ferramentas como a avaliação do corpo docente da escola, formado por especialistas em diversas áreas da dança, e a análise emergente de dados coletados através da observação do processo pela pesquisadora em memorandos, o que tornou possível chegar a resultados e evidências qualitativas em relação ao processo educacional proposto. |