Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Paulo, Miguel Mbona |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/243132
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Resumo: |
Nos últimos anos, os modelos educacionais veem passando por muitas transformações. Parte destas mudanças est· relacionada a, ao menos, dois fatores: a necessidade de considerar o universo infantil na elaboração do design de interface de plataformas educativas e o uso das tecnologias nos processos de ensino como forma de potencializar os resultados da aprendizagem desses alunos. As plataformas utilizadas no ensino para o público infantil geralmente adotam instruções que limitam sua utilização em grupo e a participação direta ou indireta dos adultos no mesmo sistema. Assim, entende-se que h· a necessidade de repensar e estruturar diretrizes de projetos de interfaces por meio de modelos relacionais dos Stakeholders introduzindo recomendações que estejam em consonância com os conceitos do Design Centrado no Usuário (DCU) e da Experiência do Usuário. Nesta pesquisa, procurou-se aplicar a teoria que se intitula Design Centrado na Criança (DCC), aplicando os conceitos pórticos de Sabina Idler, suas principais prerrogativas e características que diferenciam o usuário infantil do adulto. O objetivo È propor diretrizes projetivas para plataformas educativas voltadas ao publico infantil por meio de modelos relacionais e representações gráficas. A metodologia da pesquisa est· organizada em quatro etapas: a) proceder o levantamento, interpretar e analisar a plataforma MOO (Mijn Omgeving Online) destinada ‡ Educação Infantil; b) analisar graficamente os suportes de guias na construção de plataformas digitais para o publico infantil; c) utilizar da linguagem visual e textual para estabelecer diretrizes com foco no desenvolvimento de projetos de interfaces educativas; d) aplicação das diretrizes em um modelo não funcional. |