Entre leituras e leitores: Clarice na cabeceira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Azevedo, Gabriela Herculano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/250110
Resumo: Clarice Lispector produziu uma diversidade de contos, crônicas e romances, que continuam presentes na vida de todo leitor que se propõe ao enfrentamento de suas obras, as quais conduzem a lugares não imaginados. Montero (2009) ressalta que, para Lispector, o leitor é um personagem curioso e inteiramente individual. Em um processo de leitura, liga-se de maneira íntima e direta ao escritor, fundindo-se a ele. À luz da estética da recepção, o leitor é tão importante quanto o texto, sendo a leitura o resultado de uma interação. Trata-se, nesse caso, de um diálogo entre autor e leitor, conduzido pelo texto. Desse modo, o objetivo primeiro desta pesquisa foi verificar, por meio de uma leitura analítica e interpretativa, os efeitos de sentido criados pelo discurso clariciano materializado na relação autor-obra-leitor, em que se apresentam as impressões de leitura de leitores intelectualizados e selecionados, que compõem a coletânea Clarice na cabeceira. Trabalhou-se apenas o primeiro volume, Clarice na cabeceira (2009), composto por alguns dos mais belos contos da autora, bem como da Literatura Brasileira, sendo destacados quatro deles: “Amor”, “A imitação da rosa”, “O crime do professor de matemática” e “A bela e a fera ou a ferida grande demais”. O segundo objetivo alcançado por esse estudo foi apresentar os resultados obtidos por uma pesquisa de campo que demonstrasse a leitura interpretativa dos mesmos textos selecionados anteriormente, sob o olhar dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, leitores em formação, do município de Franca, SP. Utilizou-se, portanto, as teorias da estética da recepção e do letramento literário para o desenvolvimento da oficina, cujo intuito foi o de formar leitores e, mais especificamente, leitores de Clarice Lispector.