Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Teixeira, Laura Pereira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/213746
Resumo: O presente trabalho propõe analisar enunciados meme veiculados pelas páginas intituladas Barbie Fascista e Barbie e Ken Cidadãos de Bem, do Facebook. Criadas durante o período do segundo turno das eleições de 2018, essas páginas representam os eleitores/apoiadores de Jair Bolsonaro como os personagens Barbie e Ken, bonecos da Mattel, ridicularizando-os. Nosso objetivo é refletir sobre a construção enunciativa irônica dos memes ao caracterizar as mulheres com posicionamento político de direita como Barbies, em uma crítica feita pelas páginas acerca da alienação e deslocamento social das mesmas. Para tanto, tomamos como fundamentação teórica os postulados do Círculo de Bakhtin, sobretudo as concepções de linguagem, ideologia, signo ideológico, dialogismo e vozes sociais. Aspectos caros ao nosso trabalho, refletiremos ainda sobre a ironia e o riso nos estudos bakhtinianos, recursos utilizados para desestabilizar discursos oficiais. Além disso, amparados pelos estudos feministas, torna-se necessário observar o papel da mulher na sociedade, assim como os padrões impostos. O método por nós utilizado é o dialético-dialógico, que se pauta no cotejo com outros enunciados, de diversas esferas e gêneros, como por exemplo, a esfera jornalística, para demonstrar como os memes podem ser compreendidos como enunciados inseridos em uma vasta cadeia discursiva. Os resultados se voltam à reflexão acerca não apenas da compreensão das imagens de mulher construídas nessas páginas, mas também sobre do papel e da noção do que é ser mulher no atual contexto social, histórico e político do país. A contribuição desta pesquisa consiste em apresentar um estudo que busca compreender como os enunciados meme se constituem sobretudo como uma forma de crítica social e compõem um retrato da mulher “cidadã de bem” brasileira, refletido e refratado nas redes sociais.