Moda-de-viola: lirismo, circunstância e musicalidade no canto recitativo caipira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Garcia, Rafael Marin da Silva [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/95141
Resumo: A presente pesquisa traz um estudo sobre as modas-de-viola, gênero específico da música caipira, buscando a partir de transcrições e análises musicais e textuais, demonstrar algumas características específicas do gênero, revelando suas principais estruturas musicais, seus conteúdos temáticos e sua funcionalidade, que além da transmissão de valores morais, em muitos casos pode ser entendida como expressão poética musical que reflete determinado contexto social, servindo como ferramenta de denúncia e crítica a processos de exclusão e opressão social. A partir de um estudo histórico das narrativas de tradição oral demonstra-se também a recorrência dos temas de algumas modas-de-viola em narrativas que remontam a Idade Média, o Renascimento e transpassam a religiosidade popular brasileira. Como parte complementar à pesquisa discute-se o estigma caipira a partir de uma parcial reconstrução dos processos sócio-culturais e político-ideológicos responsáveis pela sua invenção, cujas conseqüências são as atribuições pejorativas que o termo caipira acarreta historicamente, e que, também na música, foi associado à noção de atraso e pobreza musical