Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Leonardo Soares de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/151542
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Resumo: |
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é caracterizado pelas dificuldades de coordenação motora, com baixo desempenho funcional motor, particularmente no período da infância, sem uma causa neurológica conhecida. Em geral, essas crianças apresentam déficits relacionados à integração viso-motora, planejamento da ação, além de alto nível de ansiedade e estresse. O presente estudo tem como objetivos examinar o efeito da prática com jogos de Realidade Virtual (RV) do console Wii por crianças com TDC e com desenvolvimento típico (DT). Além disso, examinar a modulação do sistema nervoso autônomo (SNA) em crianças com TDC e com DT durante a prática dos jogos com Nintendo Wii. A bateria de testes MABC-2 foi utilizada para identificar o nível de dificuldade motora dos participantes e compor os grupos TDC e DT. A atividade modulatória básica do SNA foi realizada pelo Teste Ortostático, através do aplicativo computacional Nerve-Express. A modulação do SNA reflete de modo geral o estresse do indivíduo perante alguma situação, a partir do registro dos batimentos da frequência cardíaca. A partir da pontuação e classificação da bateria MABC-2, as crianças foram divididas em dois grupos: grupo TDC e grupo DT. Cada grupo foi composto por oito participantes, com idade de nove e dez anos, DT (M= 111,87 meses; DP= 4,05) e TDC (M= 115,87 meses; DP= 4,05). As crianças de ambos os grupos foram pareadas em gênero e idade. O grupo DT participou do programa de prática por quatro semanas, e as crianças do grupo TDC participaram do programa por seis semanas, ambos com frequência semanal de até duas vezes por semana (DT total de sete dias de prática, e TDC total de onze dias de prática). Os registros da frequência cardíaca para examinar a atividade de modulação do SNA durante a prática dos jogos do console Wii foram realizados no primeiro e no último dia de prática dos jogos do Wii. Os resultados do desempenho nos jogos do Wii (tênis e arco e flecha) apresentaram melhora significativa do primeiro para o último dia. Além disso, sessões práticas extras para as crianças com TDC em relação ao seus pares com DT auxiliou na evolução do nível de desempenho desse grupo. As crianças com TDC alcançaram desempenho similar ao dos com DT em ambos os jogos (Tênis moto treino e Arco-e-flecha). Os resultados relativos à modulação do SNA não produziu efeitos significativos entre os grupos TDC e DT. Dessa forma, jogos do console Nintendo Wii oferecida como prática sensório-motora e maior volume de prática ao grupo com TDC são altamente positivas para trazer benefícios às crianças com dificuldades motoras. |