Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Graciano, Marcos Danilo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/255975
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Resumo: |
A referida pesquisa apresenta o desenvolvimento de um produto digital, em formato de game mobile, direcionado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos buscando a apresentação, conscientização, importância e difusão dos conteúdos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030 da ONU) em contextos gameficados e lúdicos. Para a concepção de um produto digital, é necessária a utilização de ferramentas de planejamento e concepção, como o Design Thinking, uma das metodologias aplicadas. Já para a produção do produto, foram utilizados softwares específicos para o desenvolvimento de jogos, como Unity (engine de programação), LMMS (ferramenta produtora de áudios) e a ferramenta piskel (produção das artes). Além do desenvolvimento do produto e da escrita do trabalho teórico, foi realizada, também, uma pesquisa com 70 usuários (35 professores de ensino superior da área de tecnologia e 35 alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC, ambiente onde o pesquisador é professor titular desde 2014). O resultado final foi a escrita de um roteiro completo do produto, apresentando 8 mini games que abrangem o conteúdo de 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, enquanto protótipo finalizado, apresentam-se a introdução do jogo e dois dos minis games já executados e prontos para interação. |